terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Saneaqua alerta a população de Mairinque contra golpes aplicados no Município


Falsos funcionários abordam moradores para a realização de serviços irregulares. Concessionária ressalta que seus integrantes não realizam cobranças domiciliares

A Saneaqua, responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, alerta a população do Município para pelo menos três golpes que vêm sendo aplicados na cidade em nome da empresa. A concessionária recebeu ligações de moradores de alguns bairros, que informaram terem sido abordados em suas residências por pessoas que se apresentaram como funcionários da Saneaqua para oferecer serviços não praticados pela empresa e cobrando por eles. 
Os golpistas oferecem serviços de manutenção mediante pagamento. Para enganar as vítimas em suas residências, uma das artimanhas usadas por eles é afirmar que a rede de esgoto está com problemas para, em seguida, solicitar considerável quantia de dinheiro para consertá-la. Outro golpe bastante comum é o da limpeza da caixa d’água, serviço que a Saneaqua não realiza em residências.
“Não realizamos qualquer tipo de serviço ou manutenção que exija pagamento direto aos nossos funcionários”, alerta o diretor operacional da Saneaqua, Rodrigo Dias. “A cobrança das taxas de qualquer serviço prestado pela concessionária é feita na própria conta de água e esgoto, e jamais na porta das residências”, acrescenta.
A Saneaqua ressalta ainda que não realiza serviços no interior dos imóveis. Sua atuação se restringe às redes públicas de água e esgoto. Intervenções da empresa no interior das residências, quando ocorrem, se limitam ao cavalete de entrada – seja por solicitação do morador ou por iniciativa da Saneaqua –, quando este não está localizado na fachada do imóvel.
Para não cair no conto do vigário, a população deve ficar atenta à identificação daqueles que se dizem trabalhar na companhia. Todos os seus funcionários estão sempre uniformizados e identificados com a logomarca da concessionária estampada, além de portarem crachá de identificação. Ao se dirigem a um imóvel para a realização de qualquer intervenção, os funcionários sempre se deslocam em uma viatura que traz a identificação da empresa.
Caso algum consumidor tenha dúvidas quanto a funcionários que se apresentarem em seu imóvel, ele deve entrar em contato imediatamente com a Saneaqua pelos telefones 0800-771-0001 (ligação gratuita) e 4246-0015. A Concessionária também orienta seus clientes a não permitir que esses falsos funcionários entrem em suas residências, tampouco realizar qualquer tipo de pagamento em seus domicílios. Caso isto ocorra, os moradores podem, inclusive, acionar a Polícia.


Além do golpe da manutenção, outra manobra desonesta recorrente na região é a do filtro de água. Pessoas mal intencionadas, com o intuito de enganar os moradores, afirmam que a água fornecida pela Saneaqua é de má qualidade para, em seguida, oferecer filtros que supostamente resolvem o falso problema. “A análise da água é realizada diariamente em todo o sistema para garantir a sua qualidade desde a saída da Estação de Tratamento até chegar às residências”, explica Dias. A concessionária informa ainda que os moradores de Mairinque podem, a qualquer momento, solicitar que a realização do teste de qualidade da água, bastando apenas ligar para a empresa e fazer o agendamento.

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